Casa Ermelinda Freitas - Vinhos
2965-595 Palmela, Portugal
Casa Ermelinda Freitas - Vinhos Informações sobre a empresa
Informações gerais
A Casa Ermelinda Freitas dedica-se à produção de vinho desde 1920.
Os 445 hectares de vinhas estão situados em Fernando Pó, uma zona privilegiada na região de Palmela.
O solo destas vinhas entre o Sado e Tejo é composto por areias muito semelhantes às areias de praia e muito rico em água, desempenhando um papel importante na maturação das uvas.
A brisa envolvente dos rios refresca as vinhas durante os verões secos, atribuindo suavidade e elegância aos vinhos.
É nestes solos arenosos que próspera o Castelão, conhecido na região por Periquita. O varietal característico da Península de Setúbal compõe 40% das vinhas da Casa Ermelinda Freitas.
No total são 27 varietais plantados por uma área do tamanho de 445 campos de futebol e 9 milhões de litros de vinho produzidos por ano.
História:
Já lá vai quase um século...
Deonilde é a primeira Mulher da família Freitas a arregaçar as mangas para plantar vinhas nestas terras argilosas e arenosas de Fernando Pó.
O negócio de Deonilde é herdado pelo filho, Manuel João de Freitas que acaba por falecer alguns anos depois, deixando a empresa nas mãos de sua mulher, Germana.
Numa época em que as mulheres são vistas como sexo fraco, Germana Freitas revela-se como uma mulher forte e corajosa, capaz de enfrentar adversidades, liderar trabalhadores e manter o negócio de família.
A determinação desta mulher, que se vê ainda jovem forçada a assumir sozinha a responsabilidade pela empresa, acabaria por se tornar numa inspiração para gerações vindouras.
Germana Freitas coloca a adega nas mãos do filho Manuel mas este, tal como seu pai, sofre uma morte prematura, e o negócio acaba, uma vez mais como que por destino, nas mãos de outra mulher. É o nome desta mulher que vai batizar os vinhos, - Ermelinda Freitas.
Após a morte do marido, Manuel Freitas, Ermelinda assume a liderança, tornando-se na 3ª geração de mulheres à frente do negócio. A sua filha, Leonor, deixa o trabalho de Assistente Social, e regressa ao campo para ajudar a mãe. Esta colaboração entre Ermelinda Freitas e a filha Leonor, resulta na primeira marca de vinhos - Terras do Pó.
Depois, seguem-se investimentos em terrenos, onde se plantam novas castas, e implementam-se novas tecnologias na adega.
Inspirada pelo empreendedorismo da mãe Ermelinda e coragem da avó Germana, Leonor Freitas modernizou a adega, apostou na imagem dos vinhos e transformou a empresa numa marca de prestígio.
O espírito inovador e visão de Leonor tornaram a Casa Ermelinda Freitas numa empresa de grande sucesso. E hoje a sua filha, Joana, prepara-se para dar continuidade com a 5ª geração de mulheres à frente da adega.
Castas:
Castelão
Moscatel
Alvarinho
Pinot Noir
Encruzado
Fernão Pires
Touriga Franca
Gewürztraminer
Alicante Bouschet
Cabernet Sauvignon
Touriga Nacional
Sauvignon Blanc
Moscatel Roxo
Chardonnay
Petit-Verdot
Trincadeira
Carménère
Antão Vaz
Aragonês
Verdelho
Viosinho
Viognier
Merlot
Arinto
Syrah
Rua Manuel João de Freitas, Fernando Pó Palmela
- Horário de funcionamento
-
Segunda-feira:09:00 - 13:00Terça-feira:09:00 - 13:00Quarta-feira:09:00 - 13:00Quinta-feira:09:00 - 13:00Sexta-feira:09:00 - 13:00Sábado:10:00 - 13:00
- Estacionamento
- A empresa dispõe de um parque de estacionamento.
- Número de telefone
- +351300500435
- Ligação a
- Contas sociais
- Palavras-chave
- adega, vinícola
Casa Ermelinda Freitas - Vinhos Comentários e classificações
Como é que avalia esta empresa?
Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.