Casa da Cultura Santa Cruz / Quinta do Revoredo
9100-151 Santa Cruz, Portugal
Casa da Cultura Santa Cruz / Quinta do Revoredo Informações sobre a empresa
Informações gerais
CASA DA CULTURA | QUINTA DO REVOREDO
O Espaço Cultural - Quinta do Revoredo, deve o seu nome aos seus jardins e ao grande número de árvores que existiam naquele espaço em torno do edifício principal. Imóvel mandado construir, em 1840, pelo empreendedor comerciante inglês de vinho Madeira John Blandy, para sua residência marítima de Verão.
Nesta casa acabou por se fixar o seu neto Charles Frederick Raleigh Blandy, que tinha especial predileção por esta vila. Nasceu no Funchal, em 1846, tendo seguido a carreira de engenheiro e efectuado o seu estágio em Glasgow (Escócia).
Em 1903 ofereceu um relógio à Câmara Municipal de Santa Cruz que foi colocado na torre da Igreja Matriz e juntamente com a madre inglesa Mary Jane Wilson ajudou a recuperar o hospital da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz. Foi benemérito e protetor de inúmeras famílias do concelho.
Nos últimos dez anos da sua vida, dedicou-se à pintura em aguarela de paisagem da Madeira, em finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, dentro do gosto do naturalismo da época.
O edifício, construído em alvenaria de pedra rebocada, apresenta dois pisos e uma pequena torre. Todos os vãos exibem simples molduras em cantaria rija regional e as janelas possuem os característicos tapa-sóis madeirenses com vidraças de guilhotina. O chão e a escada são em madeira de casquinha original e os tetos apresentam desenhos em estuque ao gosto da época. Uma das salas possui, inclusive, uma lareira ao gosto inglês. Na fachada oeste e na do norte podem ver-se cachorros, indicação que possuía um alpendre em madeira coberto de telha.
Antigamente o acesso principal à casa fazia-se pela porta virada ao mar onde havia um pequeno cais de desembarque.
Atualmente, este espaço é composto por três edifícios, a casa mãe, designada por Casa da Cultura de Santa Cruz, a Biblioteca Municipal (antigo atelier de pintura e fotografia de Charles Blandy) e a Casa da Banda Municipal. Da propriedade ainda fazia parte a casa do caseiro, na parte Oeste do terreno, desde a compra pelo Município de Santa Cruz, individualizada do restante prédio. Para além da intervenção da Autarquia na recuperação e ampliação da casa mãe, que consistiu basicamente na ampliação do piso do sótão, foi construído na parte nascente um anfiteatro, que por épocas de verão é palco de secções de cinema ao ar livre entre outras atividades. Estas intervenções foram realizadas entre os anos de 1989 e 1991, após a aquisição do espaço da Quinta, em 1988. A Quinta dispõe ainda de uns belos jardins, com percursos bem delineados em calcetado no tradicional empedrado, em calhau rolado do mar, possuindo centenárias árvores indígenas como Dragoeiros (Dracaena draco) e Tis (Ocotea Foetens). Nele podemos encontrar duas esculturas: a Florista do escultor peruano radicado no Brasil Mário Agostinelli, em bronze de 1972, que outrora se encontrava no demolido Hotel Atlantis Madeira e uma escultura, em duas tonalidades de cantaria, do escultor António Rodrigues, datada de 1997. Também se podem observar, algumas peças do antigo relógio da Igreja de Gaula, que ardeu em 1964, colocadas numa interpretação escultórica.
A construção da Casa da Banda Municipal foi realizada em 1999 e localizou-se no sítio onde existiria o antigo poço para rega dos jardins e pomares da quinta. É ainda possível desfrutar das vistas sobre o mar e contemplar os vestígios arqueológicos provenientes do Convento de Franciscano de Nossa Senhora da Piedade que se situava na imediações da cabeceira oeste do Aeroporto da Madeira e que resultam da pioneira escavação arqueológica levada a efeito por António Aragão, em 1964. Este espaço abarca edifícios de componente Educativa, Cultural e Recreativa: Casa da Cultura (espaços para exposições temporárias, atelier de artes plásticas, laboratório de fotografia, sala de multimédia); Biblioteca Municipal de Santa Cruz; Casa da Banda Municipal – Sede da banda Municipal de Santa Cruz.
Emanuel Gaspar
Rua Bela de São José Santa Cruz
- Horário de funcionamento
-
Segunda-feira:10:00 - 17:00Terça-feira:10:00 - 17:00Quarta-feira:10:00 - 17:00Quinta-feira:10:00 - 17:00Sexta-feira:10:00 - 17:00Sábado:14:00 - 17:00
- Estacionamento
- A empresa dispõe de um parque de estacionamento.
- Número de telefone
- +351291520124
- Ligação a
- Contas sociais
- Palavras-chave
- festival, centro cultural
Casa da Cultura Santa Cruz / Quinta do Revoredo Comentários e classificações
Como é que avalia esta empresa?
Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.