Parque de Feiras Mensais.
8375-129 São Bartolomeu de Messines, Portugal
Parque de Feiras Mensais. Informações sobre a empresa
Informações gerais
A freguesia de S. Bartolomeu de Messines estende-se por uma vasta área de mais de 250 kms 2, integrada no concelho de Silves. Actualmente a freguesia, a maior do Algarve, conta com cerca de 8 500 habitantes, repartidos pelo barrocal e serra.
A Vila de S. Bartolomeu de Messines desfruta de uma posição privilegiada, localizada junto ao nó da A2 e ao IP1. Encontra-se limitada, a norte por S. Marcos da Serra e S. Barnabé; a sul por Algoz, Tunes e Alcantarilha; a este por Alte e a oeste por Silves, sede de Concelho, da qual dista, aproximadamente, 17 Kms.
A vila estende-se nas faldas de dois importantes conjuntos montanhosos, a Serra de Monchique e a Serra do Caldeirão.
Tem sido discutida a origem do topónimo Messines, não se sabendo se será de origem romana ou árabe. O que se sabe é que a primeira referência escrita a Messines, data de finais do século XII, no período islâmico.
Mas a história desta freguesia é muito anterior a estes períodos, o que está bem comprovado pelos muitos achados arqueológicos que têm sido descobertos em sítios como Gregórios, Cumeada, Pico Alto, Benaciate, Vale Fuzeiros e outros.
Segundo “O Levantamento Arqueológico da Freguesia de S. Bartolomeu de Messines”, do arqueólogo Jorge Correia, os vestígios mais antigos detectados na freguesia datam do final do Paleolítico Superior, tendo sido descobertos muitos artefactos no sítio dos Calvos. Noutros locais foram encontrados vestígios do Plistocénico, o que leva a concluir que esta região foi, desde os tempos mais recuados, sem dúvida local importante, não só devido aos recursos naturais aqui existentes, mas também pela situação geomorfológica privilegiada, o que possibilitou que ao longo das épocas continuasse a existir ocupação e actividade humana… Os menires, que surgem em grande número na freguesia, são um dos exemplos desta época distante.
Da Idade do Bronze chegaram também até nós vários vestígios, provenientes das campanhas do arqueólogo algarvio Estácio da Veiga e estudos mais recentes revelaram novas necrópoles. Sendo esta uma região rica em minérios, a Idade do Ferro foi, naturalmente, um período fértil da história da freguesia, que hoje se revela com a descoberta de algumas necrópoles, algumas delas contendo estelas com inscrições de escrita do sudoeste, cerâmica e outros artefactos.
E não faltam os vestígios da ocupação romana, bem como do período árabe, sendo inúmeras as referências à existência de um castelo em Messines, local de confluência de inúmeras vias.
No séc. XV, no “Livro do Almoxarifado”, registam-se diversas alusões a Messines, e no século XIX, com as guerrilhas entre Liberais e Miguelistas, a aldeia de S. Bartolomeu de Messines salta para a ribalta quando um dos seus habitantes mais notáveis, José Joaquim de Sousa Reis, o “Remexido” torna estas terras o palco da sua acção de guerrilha.
É também no século XIX que a freguesia de S. B. Messines assiste, com o incremento de várias indústrias, como da cortiça e de frutos secos, a um novo nível no seu desenvolvimento, tornando-se uma povoação dinâmica, em franca expansão.
A transferência dessas indústrias para outros locais, traz consigo uma menor actividade económica, mantendo-se, no entanto, a agricultura enquanto forte componente económica e um importante meio de subsistência. Nas últimas décadas, os citrinos foram substituindo os pomares de sequeiro e as amendoeiras, alfarrobeiras, figueiras e oliveiras e os frutos secos, que em tempos constituíram a grande fonte de riqueza da região, foram perdendo terreno.
Nos dias de hoje, a Vila de S. Bartolomeu de Messines tem a sua economia local baseada na prestação de serviços e no pequeno comércio, e grande parte da população trabalha fora da freguesia, mais no litoral, em actividades ligadas ao turismo, o grande “motor” do desenvolvimento da região algarvia.
Rua António Aleixo 2A São Bartolomeu de Messines
- Horário de funcionamento
-
Segunda-feira:09:00 - 12:30Terça-feira:09:00 - 12:30Quarta-feira:09:00 - 12:30Quinta-feira:09:00 - 12:30Sexta-feira:09:00 - 12:30Sábado:00:00 - 23:59Domingo:00:00 - 23:59
- Estacionamento
- A empresa dispõe de um parque de estacionamento.
- Número de telefone
- +351282339136
- Ligação a
- Contas sociais
- Palavras-chave
- parque
Parque de Feiras Mensais. Comentários e classificações
Como é que avalia esta empresa?
Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.