Museu Cargaleiro
6000-189 Castelo Branco, Portugal
Museu Cargaleiro Informações sobre a empresa
Informações gerais
Considerando o estabelecimento da sede da Fundação Cargaleiro na cidade de Castelo Branco, é objetivo principal dar a conhecer à comunidade local e aos visitantes, a riqueza das obras da sua Coleção. Objetivo que se cumpre com as exposições, como também com outros eventos que permitem a transmissão, o acesso e a partilha de grandes obras e de grandes artistas, com reconhecimento ao nível nacional e internacional, com destaque para as obras do artista Manuel Cargaleiro.
Existem também outros objetivos que possuem carácter relevante, porquanto são elementos orientadores no funcionamento da instituição, designadamente:
•promover o espaço museológico, o acervo artístico da Coleção de Arte e a cidade de Castelo Branco;
•realizar uma programação que permita uma melhor e organizada fruição do espaço, e criar condições de acessibilidade para todos os públicos;
•criar dinâmicas para o estabelecimento do contacto entre o museu e o público com caráter pedagógico, nomeadamente através do Serviço Educativo;
•estimular o conhecimento e a leitura ao nível da Arte e da História e de outras áreas associadas, através dos núcleos expositivos e da Biblioteca;
•proporcionar o estudo da Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro por parte de investigadores externos à instituição;
•desenvolver exposições temporárias da Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro;
•criar parcerias com diferentes entidades no sentido do desenvolvimento das atividades do Museu, nas suas diversas áreas de atuação.
Constituído por dois edifícios contíguos – o Solar dos Cavaleiros, um palacete construído no séc. XVIII, e um edifício contemporâneo – O Museu Cargaleiro situa-se no coração da Zona Histórica da cidade, nas imediações da Praça Camões, popularmente conhecida como Praça Velha.
O Museu Cargaleiro abriu ao público no dia 9 de setembro de 2005 ocupando o edifício do Solar dos Cavaleiros, com a exposição Manuel Cargaleiro - 60 anos a celebrar a cor. No dia 10 de junho de 2011, inserido no âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi inaugurado pelo digníssimo presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, um novo edífico contemporâneo para receber grande parte da obra do Mestre Manuel Cargaleiro e a sua vastíssima coleção de arte.
Joaquim Morão, em 2012, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco proferiu a seguinte comunicação:
A instalação do Museu Cargaleiro em Castelo Branco representa uma aposta forte na divulgação de um nome prestigiado das artes portuguesas e na dinamização do sector cultural e turístico na Cidade e na Região.
Conhecido e reconhecido no nosso País e além fronteiras, o Mestre Manuel Cargaleiro tem um percurso ímpar no mundo das artes plásticas, razão (também) pela qual visitar o Museu é a oportunidade de ver e conhecer uma obra única.
Com uma produção vasta e diversificada - pintura, cerâmica, azulejaria, tapeçaria, para referir apenas algumas das áreas mais representativas da sua obra - Manuel Cargaleiro é também um coleccionador incontornável no panorama nacional.
Estas circunstâncias - de artista plástico e coleccionador - aliadas à sua generosidade levaram-no a criar a Fundação Manuel Cargaleiro, uma instituição com a qual pretendeu garantir o acesso e fruição por parte do público às obras que criou e coleccionou ao longo de uma vida.
É da parceria entre a Fundação Manuel Cargaleiro e a Câmara Municipal de Castelo Branco que nasceu o Museu Cargaleiro, constituído por dois edifícios - um palacete do séc. XVlII e um edifício contemporâneo - que funcionam de forma única, integrada e complementar.
O trabalho e investimento que a Câmara Municipal de Castelo Branco já realizou não deixam - nem poderiam deixar - quaisquer dúvidas sobre a capacidade e empenhamento da Autarquia em cumprir os compromissos publicamente assumidos com a Fundação Manuel Cargaleiro e que resultam da vontade reiteradamente manifestada pelo seu instituidor e Presidente vitalício, Mestre Manuel Cargaleiro: garantir a unidade, o estudo, a conservação e a divulgação da Colecção de Arte da Fundação Manuel Cargaleiro, que representa o trabalho e o sonho de toda a vida do homem e do artista.
Rua dos Cavaleiros, N.º 23 Castelo Branco
- Horário de funcionamento
-
Terça-feira:10:00 - 13:00Quarta-feira:10:00 - 13:00Quinta-feira:10:00 - 13:00Sexta-feira:10:00 - 13:00Sábado:10:00 - 13:00Domingo:10:00 - 13:00
- Estacionamento
- A empresa dispõe de um parque de estacionamento.
- Número de telefone
- +351272337394
- Ligação a
- Contas sociais
- Palavras-chave
- museu, museu do patrimônio
Museu Cargaleiro Comentários e classificações
Como é que avalia esta empresa?
Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.