Centro Juvenil da Campanhã - Pólo de Vila do Conde (Associação de Solidariedade Social - Lar de Infância e Juventude)
4300-415 Porto, Portugal
Centro Juvenil da Campanhã - Pólo de Vila do Conde (Associação de Solidariedade Social - Lar de Infância e Juventude) Informações sobre a empresa
Informações gerais
Quando em 29 de Março de 1809, o exército francês, sob o comando do Marechal Soult, invadiu pela segunda vez o país e chegou ao Porto, deu-se a tragédia da Ponte das Barcas, em que milhares de portuenses ficaram sepultados nas águas do Douro.
Para recolher as crianças que nessa tragédia perderam os pais, o Padre José de Oliveira fundou oficialmente, a 6 de Janeiro de 1814, o Seminário dos Meninos Desamparados, embora já antes tivesse recolhido algumas crianças na sua própria casa e outras em casa do seu amigo João Manuel Rodrigues Barbosa.
Juntou-as, tempos depois, numa casa na Rua das Hortas, hoje Rua do Almada, mas como o número ia crescendo, à medida que a obra se tornava conhecida, viu-se forçado a fixar-se numa casa na rua S. Dinis, onde hoje estão instalados os serviços da 1ª Divisão de Limpeza Urbana da Câmara Municipal do Porto. Pouco depois, como a casa já não respondia às necessidades, transferiu-se para o palacete da Torre da Marca, junto à capela da Boa Nova, frente ao atual Palácio de Cristal, e que mais tarde havia de servir de residência oficial dos Bispos do Porto, até à restituição do atual Paço.
Em 1825, por cedência dos seus proprietários, os Marqueses de Abrantes, passou-se para o Paço da Marquesa na Rua Chã.
Foi em 1863 e por escritura de 30 de Abril que lhe foi doada a Casa e Quinta do Pinheiro de Campanhã, sobranceiras ao rio da tragédia que lhe deu origem, pelo benfeitor Luís António Gonçalves de Lima, a pedido do Bispo do Porto, D. João de França, particular amigo do doador, que a instituição aqui se fixou.
Está, pois, ligada a um momento doloroso da história do Porto, evocado pelo bronze de Mestre Teixeira Lopes num dos muros da Ribeiro do velho Burgo. É um dos seus mais representativos ex-libris e uma das principais Instituições Privadas de Solidariedade Social do País, que nasceu à sombra e pela mão da Igreja.
A partir de 24 de Novembro de 1967, a Instituição passou a denominar-se Internato Juvenil de Campanhã mas, por escritura pública de 15 de Junho de 1982 e publicada no Diário da República, sob o nº 239 - III Série de 15 de Outubro do mesmo ano e numa justa, embora tardia homenagem ao seu fundador, passou a denominar-se Internato Juvenil Padre José de Oliveira.
Atualmente e por escritura pública de 20 de Novembro de 1986, publicada no Diário da República sob o nº 192 - II Série de 15 de Novembro de 1988, esta Instituição passou a denominar-se Centro Juvenil de Campanhã (CJC). O CJC acolhe crianças do sexo masculino de todo o país, com especial relevo para as que provêm da zona Norte.
Rua Pinheiro de Campanhã, 468 Porto
- Horário de funcionamento
- Estacionamento
- A empresa dispõe de um parque de estacionamento.
- Número de telefone
- +351252249470
- Ligação a
- Contas sociais
- Palavras-chave
- centro juvenil, internato, escola
Centro Juvenil da Campanhã - Pólo de Vila do Conde (Associação de Solidariedade Social - Lar de Infância e Juventude) Comentários e classificações
Como é que avalia esta empresa?
Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.