Nortenha
4564-909 Penafiel, Portugal
Nortenha Informações sobre a empresa
Informações gerais
História
Exercendo em nome individual, desde o início dos anos 60, a sua actividade profissional na área da recauchutagem e comércio de pneus, António da Silva Gomes, em sociedade com a sua esposa Maria da Conceição Fernandes da Silva, funda em 1976 a Recauchutagem Nortenha.
Entre 1984 e 1988, a entrada para a gestão da empresa dos filhos dos fundadores marca uma nova fase na vida da Nortenha. Deu-se início a um período de investimentos importantes onde se destacam a construção de uma nova loja em Penafiel, a aquisição de novo equipamento produtivo para a recauchutagem e a abertura de lojas em Paredes, Lousada, Amarante e Lixa.
Seguiu-se uma nova fase de investimentos na área industrial que obrigou a mudança de instalações. A capacidade instalada permitiu à empresa alargar a cobertura geográfica da sua distribuição, que limitando-se até então à zona Norte, passou a abranger todo o país. Em paralelo, com aumento da cobertura da actividade de distribuição, a rede de retalho também cresceu, com a abertura de lojas em Lordelo e Alpendurada.
Em 1995 teve início um novo ciclo de investimentos fabris com a construção da Unidade Fabril de Urrô (UFU), consistindo numa Unidade de Recauchutagem e numa Unidade de Valorização Energética de Pneus (UVEP), que permite a produção de energia eléctrica a partir de pneus usados que não podem ser recauchutados e outros resíduos de borracha.
A nova Unidade de Recauchutagem arrancou em 1996, com um novo layout, linhas de produção independentes e mais racionais, permitindo uma melhoria da produtividade, dos prazos de resposta às solicitações dos clientes e possibilitando uma maior capacidade de produção.
Em 1999 a empresa introduziu um inovador serviço móvel, destinado ao segmento de frotas, que permite realizar os serviços de montagem e desmontagem, equilibragem e alinhamentos nas instalações dos próprios clientes.
Para melhorar a sua capacidade técnica, a Nortenha investiu em 1999 e 2000 num laboratório de ensaio de pneus e em novos equipamentos para controlo da qualidade dos compostos de borracha, em projecto apoiado pelo programa ICPME.
Em Dezembro do ano 2000, o Sistema AQual implementado na UFU, aplicável à produção de pneus recauchutados, serviços de recauchutagem, reparação de pneus e misturação de borracha, foi certificado segundo a NP EN ISO 9002:1995 pelo BVQI Portugal.
Durante o ano de 2001, as actividades logísticas foram integradas na Unidade de Urrô que passou a dispor de um Centro Logístico onde foram concentradas as actividades de armazenamento e distribuição de pneus recauchutados, pneus novos e outras mercadorias.
Durante o ano 2003, o Sistema AQual foi adaptado aos requisitos da NP EN ISO 9001:2000, alargando o seu âmbito à concepção e desenvolvimento de pneus recauchutados, tendo obtido a re-certificação em Dezembro de 2003, pelo BVC Portugal.
No início do ano 2004, a Recauchutagem Nortenha obteve a homologação da sua unidade fabril para a produção de “Pneus recauchutados a utilizar nos automóveis ligeiros de passageiros e seus reboques” (108R020004) e “Pneus recauchutados a utilizar nos automóveis de mercadorias, pesados de passageiros e respectivos reboques” (109R020005), no âmbito dos Regulamentos n.º 108 e n.º 109 da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas, respectivamente.
A meados do mês de Fevereiro de 2004, a Unidade de Valorização Energética de Pneus obteve, por parte do Instituto dos Resíduos, autorização prévia para a operação de valorização energética de pneus usados e outros resíduos de borracha.
Ainda durante o ano 2004 foram celebrados com a Valorpneu - Sociedade de Gestão de Pneus Usados, os contratos "Produtor", "Recauchutador" e "Valorizador", preconizados no D.L. 111/2001 de 6 de Abril, que estabelece os princípios e as normas aplicáveis à gestão de pneus e pneus usados.
Em finais de 2005, apostou-se no alargamento da rede de retalho com a abertura de uma nova loja na Zona Industrial I da Maia, cobrindo uma zona geográfica de elevado potencial.
Em Fevereiro de 2006 foi concedida à Unidade de Valorização Energética a Licença de Exploração n.º 2/2006/INR.
No início de 2006, a empresa introduz uma nova actividade produtiva nas suas instalações fabris, a produção de pavimentos anti-choque, destinados essencialmente a aplicações em parques infantis. Estes pavimentos são fabricados com recurso a granulado de borracha resultante de processos de reciclagem de pneus em fim de vida.
Em Maio de 2006 a empresa adopta uma nova imagem corporativa, modernizando-a e tornando-a mais coerente com as suas orientações estratégicas.
No decurso do ano 2006 a empresa, na perspectiva de promover a melhoria dos seus produtos, introduz novos equipamentos produtivos na linha de fabrico de pneus pesados.
Ainda durante o ano 2006, a Nortenha implementou o Sistema ABC (Activity Based Cost), uma ferramenta de gestão que tem por base a melhoria do processo de gestão e o apuramento dos custos na óptica da contribuição, com o objectivo último o acompanhamento da performance financeira e não financeira dos diferentes sectores de negócio da empresa.
A Nortenha aderiu à campanha nacional “Compro o que é nosso”, cujo objectivo é a sensibilização para o consumo de produtos de marcas nacionais, valorizando a produção nacional, a criatividade e empreendedorismo dos empresários portugueses.
Durante o ano 2007 deu-se início a uma série de investimentos relevantes para a unidade de recauchutagem, que incidem particularmente na aquisição de novos equipamentos produtivos destinados à linha de pneus OTR, enquadrados numa oportunidade de negócio associada à comercialização de pneus de grandes dimensões na Península Ibérica.
Em meados de 2007, deu-se continuidade ao alargamento da rede de retalho com a abertura de uma nova loja na Zona Industrial do Porto, reforçando a cobertura da área metropolitana do Porto.
Em 2008, a Nortenha dotou-se da capacidade de recauchutar os maiores pneus existentes no mercado, com a aquisição de um novo equipamento de tecnologia de ponta de grosagem de pneus, capaz de processar pneus até jante 63".
Ainda em 2008, a Recauchutagem Nortenha colaborou no projecto “Caça ao Crocodilo” ("Crocodilo" é o nome pelo qual são vulgarmente designados os restos de pneus encontrados nas estradas), promovido pela ANIRP e Universidade do Minho, com o patrocínio da Valorpneu, com o objectivo de identificar as causas das falhas dos pneus e contribuir para uma maior segurança rodoviária.
No término do ano de 2008, a Unidade de Valorização Energética obteve o averbamento à sua Licença de Exploração, autorizando-a à valorização energética de novas tipologias de resíduos não perigosos: resíduos têxteis, resíduos de plástico, CDR de plásticos, têxteis e madeira e fluff de VFV.
Em 2009, a rede de retalho foi expandida para a região do Vale do Ave, com a abertura da 10ª loja da rede em Vila Nova de Famalicão.
Rua Tenente Valadim Penafiel
- Horário de funcionamento
-
Segunda-feira:09:00 - 12:30Terça-feira:09:00 - 12:30Quarta-feira:09:00 - 12:30Quinta-feira:09:00 - 12:30Sexta-feira:09:00 - 12:30Sábado:09:00 - 12:30
- Estacionamento
- A empresa dispõe de um parque de estacionamento.
- Número de telefone
- +351226171706
- Ligação a
- Contas sociais
- Palavras-chave
- comércio de pneu
Nortenha Comentários e classificações
Como é que avalia esta empresa?
Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.