Bombeiros Voluntários da Trafaria
2825 Almada, Portugal
Bombeiros Voluntários da Trafaria Informações sobre a empresa
Informações gerais
TRAFARIA
"Onde o Tejo se faz ao mar"
Terra importante da margem sul, a Trafaria teve como seu primitivo nome o termo Tarrafaria, o qual deriva da abundância, no local, de redes de pesca, conhecidas por tarrafas. Localiza-se na margem esquerda do rio Tejo, junto ao pontal de areia que, outrora, fazia ligação com o Forte de S. Lourenço da Barra, também chamado Bugio, situado defronte do forte de S. Julião da Barra. Sobre o topónimo Trafaria existem várias versões. Todas elas procuram uma justificação para a sua origem, embora a mais utilizada refira que Trafaria significa coisa extrema, final ou última.
Localidade muito antiga, intimamente ligada à atividade piscatória, é possível que tivesse surgido em período anterior à ocupação árabe. Ao longo dos tempos e à medida que o seu espaço foi sendo povoado, muitos incêndios e acidentes ocorreram na sua área. Uma das antigas referências reporta-se a 1 de Novembro de 1755, data em que ocorreu o terramoto que arrasou Lisboa. Supõe-se que o maremoto que sucedeu ao abalo de terra fez-se sentir, também, com fortes incidências, na Trafaria. Em 23 de Fevereiro de 1777, um grande incêndio mandado atear pelo Marquês de Pombal e executado pelos esbirros do intendente da Polícia, Pina Manique, atingiu as matas da Trafaria, nas quais se escondiam muitos fugidos à justiça e soldados desertores. Também a aldeia, ao tempo constituída por palhoças, casas construídas à base de madeira e cobertas por elementos vegetais, foi fortemente atingida.
Mais tarde, no ano de 1835, há registo de que a Ermida de Nossa Senhora da Conceição sofreu igualmente um incêndio, ficando totalmente destruída. Salvaram-se, apenas, as paredes. Corria o ano de 1856, quando outro templo foi danificado na Trafaria. Desta vez, a Igreja de S. Pedro. Durante a sua construção, a torre da igreja desmoronou-se, atingindo um prédio contíguo e cinco pessoas. 1931-1940 1931 – Na data de 25 de Agosto de 1929, ocorreu um incêndio de grandes proporções que afectou o cinema da Trafaria. Esta e outras ocorrências, assistidas pela população impotente, em virtude da ausência de auxílio, vieram a justificar, cerca de dois anos depois a fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trafaria. A FUNDAÇÃO “... acudir aos que sofrem e com risco da sua própria vida, os seus Bombeiros Voluntários, em favor dos seus semelhantes, amigos ou inimigos teem por lema prestar socorros, quer eles sejam motivados por incêndios, calamidades, alterações de ordem pública, etc., onde perigue a vida dos mesmos semelhantes, e onde seja chamada a acção desta Associação; para a prestação do bem a favor da Humanidade em Geral.
Praceta dos Bombeiros Voluntários da Trafaria Almada
- Horário de funcionamento
- Número de telefone
- +351212950093
- Ligação a
- Contas sociais
- Palavras-chave
- bombeiros
Bombeiros Voluntários da Trafaria Comentários e classificações
Como é que avalia esta empresa?
Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.